GESTÃO DA PRODUÇÃO


A escolha do tipo de layout depende de uma decisão anterior, a escolha do tipo de sistema produtivo. Partindo dessa premissa, empresas que realizam processos contínuos devem optar pelo layout:


celular.


de processo. 


de produto. 


intermitente. 


de posição fixa. 

Após um processo ser documentado, os dados coletados e as falhas detectadas, a melhoria do processo deve se valer de duas técnicas extremamente eficientes para conhecer os detalhes dos processos e poder então melhorá-los de forma criativa, construtiva e sustentada. São elas:

I – Brainstorming: do inglês turbilhão de ideias, nada mais é que uma sessão conjunta ou reunião de membros de equipes envolvidas direta e indiretamente no processo e/ou problema a ser melhorado com intuito central de darem o maior número de ideias para resolver o problema em questão;

II – Benchmarking: do inglês avaliação comparativa, que consiste em analisar os processos alvo da melhoria de seus melhores concorrentes e compará-los com os seus, para que assim a empresa possa saber em que nível ela se encontra e onde ela precisa chegar após as melhorias.

Posto isto, assinale a seguir a alternativa que NÃO traz uma regra ou conduta adequada para a realização de brainstorming ou benchmarking.


Numa sessão de brainstorming, o mediador, que está anotando as ideias, deve permitir e motivar todo tipo de ideia, inclusive sem embasamento técnico a primeira vista.


Numa sessão de brainstorming, o mediador, que está anotando as ideias, não deve permitir que ideias sem embasamento técnico sejam dadas.


No benchmarking há que se ter extremo cuidado quando for fazer análise da concorrência para não incorrer no erro grave de ser acusado de espionagem industrial.


É importante que ao fazer benchmarking a sua empresa peça autorização expressa por escrito para analisar os processos de outra empresa, ou então que se analise processos que sejam de domínio público, livres.


No benchmarking não recomenda-se que se compare o processo ou problema da sua empresa com o processo de outra empresa igual ou inferior a sua no tocante a desenvolvimento tecnológico, gerencial ou cultural.

Falando ainda sobre reengenharia de processos, importante ferramenta de melhoria drástica nas empresas que necessitam de choques de melhoria, podemos dizer que são seis os principais elementos da reengenharia de processos, a saber:

I – Processos cruciais: é começar pela forma como o cliente quer negociar com a empresa, com o foco do cliente, de fora para dentro da empresa;

II – Forte liderança: os altos executivos devem exercer forte liderança para que a reengenharia dê certo;

III – Equipes interfuncionais: as equipes devem ser compostas por membros dos mais variados setores, sempre aqueles que estão envolvidos na mudança do processo;

IV – Tecnologia da informação: a maioria dos projetos de reengenharia desenha processos em forma de fluxos de informação com enorme apoio da tecnologia;

V – Filosofia “começar do zero”: a ênfase da reengenharia deve ser nos processos essenciais do negócio;

VI – Análise do processo: a equipe deve analisar e compreender corretamente cada etapa do processo para que possa redesenhá-lo.

É correto o que se afirma em:


III, IV, V, VI


II, III, V, VI


I, III, IV, V, VI


I, II, IV, V


II, III, IV, VI

Custos de produção são todos os gastos ligados à produção do bem ou serviço. Estes custos podem ser separados em custos diretos e indiretos. Os custos diretos são gastos ligados diretamente a quantidade produzida, e os custos indiretos são gastos indiretos à quantidade produzida.

Posto isto, assinale a seguir a alternativa que traz corretamente (1) dois exemplos de custos diretos e (2) dois exemplos de custos indiretos.


(1) mão-de-obra e salário dos mecânicos; (2) matéria-prima e aluguel.


(1) aluguel e mão-de-obra; (2) salário dos mecânicos e matéria-prima.


(1) matéria-prima e mão-de-obra; (2) salário dos mecânicos e aluguel.


(1) matéria-prima e salário dos mecânicos; (2) mão-de-obra e aluguel.


(1) salário dos mecânicos e aluguel; (2) matéria-prima e mão-de-obra.

Custos de produção são todos os gastos ligados à produção do bem ou serviço. Estes custos podem ser separados em custos diretos e indiretos. Os custos diretos são gastos ligados diretamente a quantidade produzida, e os custos indiretos são gastos indiretos à quantidade produzida.

Posto isto, assinale a seguir a alternativa que traz corretamente (1) dois exemplos de custos diretos e (2) dois exemplos de custos indiretos.


(1) salário dos mecânicos e aluguel; (2) matéria-prima e mão-de-obra.


(1) aluguel e mão-de-obra; (2) salário dos mecânicos e matéria-prima.


(1) matéria-prima e mão-de-obra; (2) salário dos mecânicos e aluguel.


(1) mão-de-obra e salário dos mecânicos; (2) matéria-prima e aluguel.


(1) matéria-prima e salário dos mecânicos; (2) mão-de-obra e aluguel.

O ciclo de vida de um produto tem a ver com o tempo em que um produto ou serviço consegue se manter ativo, gerando dividendos, no mercado. Ele pode ser divido, de forma geral, em quatro fases:

I – Introdução: é quando ele é criado, desenvolvido e lançado no mercado. Nesta fase as vendas são pequenas mas o investimento em marketing geralmente é alto, e a gestão da produção testa características de qualidade dos produtos e corrige erros existentes. Fase de grandes despesas e pequenos lucros;

II – Crescimento: é quando o produto ou serviço já está consolidado no mercado, com altos volumes de vendas e já é conhecido da grande maioria dos seus consumidores. É chamada de fase da saturação, por causa dos novos entrantes;

III – Maturidade: na medida em que novos produtos são lançados, os existentes entram em declínio por falta de inovação e ineditismo. A empresa começa a desistir do produto, dando nome a esta fase de obsolescência;

IV – Declínio: é a fase em que já existe volume de vendas apreciável e a produção está aprendendo a corrigir os erros existentes. É a fase de aceitação do produto/serviço pelo mercado.

Após este ciclo, ou a empresa retira de vez o produto/serviço do mercado, ou faz um upgrade no mesmo para dar uma sobrevida a ele.

Com base no exposto, é correto o que se afirma em:


II, III


II, III, IV


I, IV


I, II, III


I, apenas

Os sistemas produtivos podem ser classificados em sistemas empurrados ou puxados. Os empurrados são aqueles em que a produção se inicia sem que haja de fato encomenda pelos produtos, ou seja, produz-se para estoque, por previsão de vendas. Os puxados são aqueles em que a produção se inicia somente após a encomenda, o pedido, do cliente.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) no sistema puxado tem algumas peculiaridades, operando na seguinte sequencia:

I – o PCP fornece um programa de montagem final de acordo com a demanda;

II – a linha de montagem final requisita a quantidade de peças necessárias, nos tempos necessários, das estações de trabalho ou das linhas que alimentam a montagem final. As peças são movidas e controladas em contenedores padronizados e de tamanho pequeno;

III – as estações de trabalho alimentam a linha de montagem final e fabricam peças para substituir as requisitadas;

IV – estas estações de trabalho, por sua vez, requisitam as quantidades de peças necessárias para as estações de trabalho que as alimentam;

V – cada estação de trabalho repõe as peças no momento certo e em quantidades certas, conforme as necessidades das estações de trabalho que alimenta;

VI – o PCP fecha as ordens de produção e o departamento comercial as recolhe na produção para que sejam destinadas por ele aos clientes.

Analisando o exposto e os conteúdos abordados no livro recomendado, é correto o que se afirma em:


I, III, IV, V


III, IV, V, VI


II, III, IV, V


II, III, IV, V, VI


I, II, III, IV, V

Para o reconhecimento completo do Sistema de Gestão da Qualidade, é necessária a periodicidade de auditorias à empresa, visto que, somente depois delas, será possível obter certificados de qualidade. Essas auditorias podem ser internas ou externas. A partir das infromações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I. A auditoria interna é realizada pela própria empresa.

II. A auditoria externa é realizada por órgão independente.

III. As auditorias internas são válidas para procedimentos de certificação.

IV. As certificações obtidas com o processo de auditoria são válidas por tempo indeterminado.

É correto apens o que se afirma em:


III e IV.


II,III e IV. 


I e II.


I e IV.


I,II e III.

ENADE 2018

A evolução industrial pode ser dividida em quatro fases distintas, conforme a figura a seguir

COSTA, C. A. Indústria 4.0: O futuro da Indústria nacional. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2018 (adaptado).

Considerando o impacto da evolução industrial diretamente sobre o projeto de implantação de um sistema integrado de gestão (SIG), avalie as afirmações a seguir.

I. O impacto da Indústria 4.0 supera a simples digitalização, passando por uma forma muito mais complexa de inovação baseada na combinação de múltiplas tecnologias, que forçará as empresas a repensar a forma como gerem os seus negócios e processos.

II. O gerenciamento de projeto é impulsionado pelo crescimento da competitividade, sendo o desenvolvimento tecnológico fator determinante de sucesso.

III. No estágio atual de evolução da indústria, a principal razão pela qual uma empresa encontra restrições no mercado internacional reside no fato de não ter implementado um SIG.

É correto o que se afirma em:


I e II, apenas.


I, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.


III, apenas.

O Sistema Toyota de Produção (STP) surgiu no Japão com o Senhor Taichi Ohno e o Senhor Toyoda, engenheiro e dono da Toyota, na sequência, antiga fábrica de teares. O STP foi o start para o Lean Manufacturing. O STP partiu de princípios de Ford de produção em massa e economia de custos com redução de desperdícios, onde Ohno fez melhorias no método Fordista adaptando-o a necessidade japonesa na época. O cenário japonês era propício ao enxugamento, pois o país saia de uma guerra e amargava escassez de recursos. Logo, como em todo processo evolutivo, o Lean surge como alternativa ao Fordismo, com táticas mais rápidas e eficazes.

É importante frisar que o Toyotismo, ou o Lean, organizam a produção de forma a ter um fluxo contínuo de peças. Porém, para alcançar o fluxo contínuo são necessárias:

I – a diminuição dos tempos de trocas de ferramentas (setups), viabilizando a produção em pequenos lotes;

II – a realização do controle de qualidade no próprio local de trabalho, ou seja, nas células de fabricação;

III – a eliminação de eventuais paradas de máquinas por meio de um eficiente esquema de manutenção preventiva/preditiva;

IV – o empoderamento das pessoas do setor administrativo de tal forma que eles mesmos busquem aumentar as vendas da empresa.

Posto isto, com base no exposto e no livro recomendado, analise o texto acima e responda: é correto o que se afirma em:


III, IV
I, II, III
II, IV
II, III, IV
I, III, IV